Aumento de casos de viroses respiratórias e gastrointestinais em Campo Grande

0

Nesta terça-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou dados sobre o aumento significativo de casos de viroses respiratórias e gastrointestinais na cidade. De acordo com os dados apresentados, houve um aumento de 46% no número de adultos e 28% no número de crianças com sintomas, em comparação com o dia anterior.

O aumento repentino tem sobrecarregado os serviços de saúde locais, resultando em uma espera prolongada nas unidades de atendimento. Em resposta a essa demanda crescente, a Sesau tomou medidas imediatas, incluindo o reforço do número de funcionários nas unidades de saúde e a reorganização do fluxo de atendimento. Além disso, iniciou tratativas para garantir a disponibilidade de mais leitos hospitalares.

Dados revelam que os casos de viroses respiratórias e gastrointestinais mais do que triplicaram nos dois primeiros dias desta semana em Campo Grande. Enquanto no domingo (21) foram atendidos 1.492 pacientes, na segunda-feira (22) esse número saltou para 6.455.

A titular da Sesau, Rosana Leite, enfatizou a importância do uso de máscaras de proteção facial, especialmente em locais fechados e mal ventilados com aglomeração, além das próprias unidades de saúde. “O uso de máscaras de proteção facial continua sendo recomendado para sintomáticos respiratórios, indivíduos com fatores de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades”, ressaltou.

Além do uso de máscaras, Rosana Leite reforçou a importância das medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e evitar tocar olhos, nariz e boca, como formas eficazes de prevenir a propagação dessas viroses.

.