Apenas 35% dos estupros são registrados no Brasil

0

O estupro da adolescente de 16 anos praticado por 33 homens chocou o Brasil e ligou um alerta geral sobre o combate a esse tipo de crime no país. E os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destacam o tamanho da crueldade do estupro. O órgão obteve dados das secretarias estaduais de Segurança e constatou que apenas 35% desses crimes são registrados nas delegacias policiais brasileiras.

De acordo com o jornal O Globo, com dados do Ministério Público, o estado do Rio de Janeiro, local onde aconteceu a barbárie que abalou a nação, teve em 2014, 4.725 casos de estupro registrados, sendo que apenas 286 se tornaram ação penal na Justiça, o que representa 6% das ocorrências.

A promotora de Justiça Lúcia Iloízio, que coordena o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher, diz que há dois motivos que motivam a omissão: a vergonha que a vítima sente e o medo do agressor. Lúcia também diz que o caso ocorrido com a menina de 16 anos impulsiona uma grande campanha para mudar os dados mencionados.

“Vamos acompanhar o caso de perto, ajudando o promotor responsável no que for necessário, para que esse crime seja devidamente apurado e todos os envolvidos, punidos. Essa reação da população é muito importante e positiva. Vamos transformar isso numa grande campanha para mudar essa realidade”, disse ela à reportagem de O Globo.

.