A concessionária CCR MSVia terá concessão da BR-163 em Mato Grosso do Sul por mais 15 anos com congelamento do preço do pedágio

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A supervisão responsável pela manutenção da BR-163 em Mato Grosso do Sul, a CCR MSVia, receberá uma extensão de 15 anos em sua concessão, o que a torna responsável pela rodovia até 2049. No entanto, essa extensão está condicionada ao cumprimento de uma série de critérios feitas pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), sendo uma delas o congelamento do preço do pedágio.

Recentemente, o pedágio na BR-163 sofreu um aumento de 16,82% nas tarifas em nove trechos da rodovia. Esse aumento estava previsto no contrato de concessão e foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

A BR-163 é uma via crucial que corta o Estado, ligando Mundo Novo a Sonora, e desempenha um papel fundamental no transporte de produtos agrícolas, com uma média de 70 mil veículos circulando diariamente.

Quando assumiu o controle da rodovia 9 anos, em 2014, a concessionária se comprometeu a duplicar 806 quilômetros da rodovia em Mato Grosso do Sul. No entanto, até ao momento, apenas 18% foi cumprido.

O governador Eduardo Riedel se reuniu com representantes da CCR MSVia e da direção da ANTT para discutir essa renovação de concessão. Uma proposta enviada pelo Ministério dos Transportes, com o apoio do Governo do Estado, agora está sob avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União). Espera-se que o TCU valide a proposta em 30 dias, e caso a avaliação seja positiva, a renovação do contrato poderá ocorrer até o final do ano, permitindo a retomada dos investimentos na rodovia.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, destacou que a CCR ainda tinha 20 anos de contrato de concessão e, com a renovação, ganhará mais 15 anos. Ele também exige que a duplicação da rodovia seja realizada de forma gradual, levando em consideração as demandas dos municípios e as necessidades específicas da CCR e do governo.

Essa renovação da concessão da BR-163 é vista como uma medida importante para a melhoria da infraestrutura viária em Mato Grosso do Sul e para o desenvolvimento da região, além de garantir um congelamento temporário do preço do pedágio, aliviando os custos para os usuários da rodovia.

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