Vacina contra influenza será liberada para público geral a partir de 15 de maio em MS

0

Devido ao aumento de doenças respiratórias em Mato Grosso do Sul, especialmente no público infantil, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) decidiu ampliar a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade, a partir de 15 de maio. Apesar da campanha de vacinação ter iniciado em março, a taxa de imunização ainda está baixa, e a SES-MS espera aumentar a proteção dos sul-mato-grossenses, especialmente com a chegada do inverno em junho.

Os municípios devem priorizar os grupos elencados como prioritários para o recebimento da vacina, como idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, entre outros. Além disso, devem manter o seguimento das demais recomendações previstas no Informe Técnico da 25ª Campanha Nacional de vacinação contra Influenza.

Com a chegada do inverno, a disseminação dos vírus causadores de infecções respiratórias é favorecida, o que aumenta consideravelmente o número de pessoas infectadas pelas doenças. A ampliação da oferta da vacina Influenza é uma medida importante para aumentar a imunização e diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde. Até o momento, a cobertura vacinal apenas atingiu 18,73% dos grupos prioritários, de acordo com dados obtidos até 28 de abril.

.