Em alusão ao Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se transformou em um ponto de arrecadação de kits de beleza e esperança para mulheres que enfrentam o câncer. A iniciativa, em apoio às entidades Empreendedoras do Agora e Rede Negócios Árvore da Vida, visa levar um pouco de conforto e autoestima para quem está em tratamento.
Até o dia 29 de outubro, uma caixa estará disponível no saguão da ALEMS para receber doações de itens de maquiagem e higiene pessoal, como água micelar, água termal, batons, blush, delineador, desodorante, hidratantes corporal e labial, lápis de sobrancelha, óleo corporal, perfume e sabonete líquido.
A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo e sobrevivente do câncer de mama, ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Eu mesma busquei o exame tardiamente, após sentir um nódulo, e precisei passar por quimioterapia e radioterapia. Sabemos a importância da mamografia anual a partir dos 40 anos e do autoexame”, afirmou.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2024, com cerca de 910 em Mato Grosso do Sul. A doença é a principal causa de morte entre as mulheres no país.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), destacou o compromisso da Casa com a conscientização sobre a importância da prevenção. “A ALEMS abraça o Outubro Rosa todos os anos, com o apoio de parlamentares e funcionários, reforçando a necessidade da prevenção. Esse é o nosso papel, além de legislar para políticas públicas eficazes”, declarou.
A campanha Outubro Rosa na ALEMS reforça a necessidade de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, incentivando a realização de exames periódicos e a adoção de hábitos saudáveis. Um gesto simples, como a doação de um kit de beleza, pode levar esperança e autoestima para mulheres que lutam contra a doença.