O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu uma notificação na tarde de ontem (23) à Federação de Futebol (FFMS), determinando que os próximos jogos do Campeonato Estadual da Série B, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande , sejam de portão fechado. O motivo alegado é falta de atualização nos laudos de segurança do local.
Essa medida impactou diretamente o União ABC e o Náutico FC, clubes que optaram por realizar seus jogos na praça esportiva do bairro das Moreninhas. Além disso, a Portuguesa já fez uma solicitação para que suas partidas sejam transferidas para o Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia.
Segundo a notificação do MP, a justificativa se baseia em uma alteração na legislação que estava em vigor até então, exigindo a apresentação de diversos laudos, como o Laudo de Segurança com o Plano de Segurança e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) , Laudo de Prevenção e Combate ao Incêndio e Pânico com o AVCB, além do Laudo de Engenharia, Acessibilidade e Conforto acompanhado do Alvará de Funcionamento e do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), de acordo com a Portaria n° 20/23 do Ministério dos Esportes.
O vice-presidente e coordenador de competições da Federação, Marcos Tavares, informou que a situação foi comunicada aos clubes e que, por enquanto, a tabela de jogos permanece inalterada. Contudo, a determinação do Ministério Público deve ser seguida até que os clubes, responsáveis pela emissão desses laudos, estejam em conformidade com a nova legislação.
Na semana seguinte, não há partidas programadas para o Campeonato Estadual da Série B no Estádio Jacques da Luz. O próximo confronto previsto naquele local ocorrerá no dia 5 de novembro, quando o União ABC enfrentará o São Gabriel.