Pesquisas apontam que 85,45% da população consideram entre ótima e boa a Saúde na gestão Bernal

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Pesquisa de satisfação realizada em janeiro deste ano nas oito unidades 24 horas (UPA e CRS), pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (Ouvsus), constatou que o atendimento médico clínico na média de todas as unidades foi considerado ótimo para 26,48% dos pacientes participantes, enquanto 58,97% consideraram bom e 11,17% regular.

A Ouvidoria Itinerante é uma modalidade na qual uma equipe se desloca até a comunidade/unidade/serviço para receber manifestações e/ou realizar pesquisas com os usuários. Constitui-se numa ferramenta que oferece ao cidadão a oportunidade de manifestar-se na sua área de abrangência para ajudar a garantir os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A pesquisa foi realizada sobre o atendimento clínico (adulto), que tem média mensal de 7.182 atendimentos médicos (janeiro a dezembro de 2015), e tem nível de confiança de 99% e margem de erro de 3,65 para mais ou para menos. Foram realizadas 40 visitas distribuídas nas oito unidades 24 horas no período de 4 a 18 de janeiro de 2016 e aplicados 1065 questionários durante o horário comercial, onde os pesquisados responderam questões com base no atendimento que receberam na unidade.

Por unidade foram aplicados 303 questionários na UPA Coronel Antonino, 284 na UPA Universitário, 176 na UPA Vila Almeida, 72 no CRS Aero Rancho, 70 no CRS Tiradentes, 69 no CRS Guanandy, 64 no CRS Nova Bahia e 27 no CRS Coophavila II, que questionavam a facilidade de acesso às unidades, a qualidade de atendimento na recepção, tempo de espera e qualidade na triagem e atendimento médico e grau de satisfação, além de questionar os aspectos passíveis de mudanças para melhora do sistema de saúde pública da Capital.

O acesso às unidades foi considerado fácil para 55,31% dos entrevistados (589) e regular para 27,89% (297), e apenas 16,81% (179) relataram dificuldades para o acesso. O atendimento da recepção teve aprovação de 78,4% enquanto 5,64% (60) consideraram ruim ou péssimo. Em relação ao tempo de espera para a triagem, 205 dos pacientes entrevistados informaram haver aguardado por até 10 minutos (19,25%), 453 até 30 minutos (42,54%), 195 até uma hora (18,31%), e 212 mais de uma hora (19,91%).

Quanto ao tempo de espera para atendimento médico, 22,25% relataram que foram atendidos em até 30 minutos, 20,75% em até uma hora e 22,25% entre uma e duas horas, mas apenas 13% deles sabiam qual sua classificação de risco (vermelha, amarela, verde ou azul).

A qualidade e presteza no atendimento reflete positivamente e está evidenciada na pesquisa que aponta que 79% da população atendida indicaria ou utilizaria as unidades para atender seu parente/amigo em uma emergência.

Questionados sobre os aspectos passíveis de mudanças para melhora do sistema de saúde pública da Capital, 60,09% responderam objetivamente que gostariam de menor tempo de espera para os atendimentos e 41,51% da necessidade de locação de mais médicos nas unidades.

Resposta imediata

A Prefeitura de Campo Grande traça um planejamento estratégico de Saúde com Qualidade para os próximos 20 anos, com a admissão de clínicos gerais, pediatras, outras especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e outros profissionais da saúde, inauguração de três novas Unidades de Pronto Atendimento e outras ações preparam a Saúde Pública de Campo Grande para atender de imediato e com qualidade à população de Campo Grande, e estabelecer um projeto para os próximos 20 anos, para constante ampliação e aperfeiçoamento dos serviços para a população.

Além das contratações de profissionais da saúde em caráter emergencial, a Prefeitura de Campo Grande, gestão Alcides Bernal, através de concurso público, autorizou a contratação de mais de duas centenas de profissionais, entre diversas especialidades médicas, com o objetivo de complementar os quadros e reduzir a demanda reprimida e cobrir todas as áreas que se encontram descobertas, permitindo atender a totalidade do município de Campo Grande.

Informações CGNotícias 

 

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