Falta de vacina contra a influenza na Bolívia deixa autoridades de saúde de Corumbá em alerta

0

A falta de imunizantes contra a influenza em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, preocupa autoridades de saúde em Corumbá, a 428 km de Campo Grande. Corumbá, que faz fronteira com o país vizinho, é o único município de Mato Grosso do Sul com registros de óbito pela doença. O secretário do Departamento de Saúde da Bolívia, Ronny Kramer, informou em coletiva de imprensa nesta terça-feira (26), divulgada pelo jornal Diário Corumbaense, que “não há vacina contra esta doença no departamento”. Com um óbito e 437 casos confirmados, o epicentro da doença é Santa Cruz de La Sierra, localizada a 650 km de Corumbá, mas a situação já preocupa as autoridades brasileiras.

“Apesar da vigilância epidemiológica na Bolívia não relatar casos suspeitos de síndromes respiratórias nas províncias de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, que fazem fronteira direta com Corumbá, estamos monitorando de perto os pacientes. A prioridade é reforçar a vacinação contra influenza e COVID-19 e manter medidas de higiene”, destaca Luciana Ambrósio, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá ao Campo Grande News.

É relevante ressaltar que Corumbá registrou a primeira morte por influenza no estado neste ano, em 3 de março. O paciente, de 64 anos, foi diagnosticado com H3N2 e tinha imunodeficiência. Até o momento, em todo o estado, há registro de 763 pessoas hospitalizadas, sendo oito delas com influenza confirmada.

.