E, do nada, lá vem uma dormência, uma braço que fica ‘pesado’, insensível e com um ligeiro formigamento. É possível que todas as pessoas já tenham passado por uma experiência semelhante, mas são poucas as que, na verdade, sabem porque isso acontece.
Segundo a ciência, este fenômeno – que porta alguns rituais, como desenhar uma cruz ou beliscar para atenuar a dormência – tem o nome de parestesia temporária e deve-se a uma elevada pressão sobre determinadas partes do corpo, situação que causa a dita dormência e o incomodativo formigamento.
Quando se exerce uma pressão muito elevada, conta a BBC, se dá um bloqueio nas transmissões nervosas e na circulação sanguínea, acabando por originar a sensação de ‘zona morta’ e insensível.
Assim que a pressão é reduzida, ou se torna inexistente, os nervos ficam novamente capazes de enviar informações para o cérebro.
Esta situação acontece frequente à noite, principalmente quando estamos dormindo numa posição menos correta e que aniquila qualquer movimento de determinadas partes do corpo, sendo os braços e as mãos os mais lesados.
Notícias ao Minuto