Líder islâmico na Arábia Saudita diz que EI está ligado a Israel

0

O líder islâmico da Arábia Saudita, a maior autoridade religiosa do país, disse hoje que o grupo terrorista Estado Islâmico está ligado a Israel e que a sua recente ameaça contra o Estado judeu é uma “mentira”.

Abdelaziz al Sheij disse, numa entrevista publicado hoje pelo jornal saudita Okaz, e citada pela agência noticiosa espanhola Efe, que o EI, também conhecido como Daesh, é um “soldado de Israel”, numa resposta ao líder do grupo extremista, Abu Bakr al Bagdadi.

Numa mensagem difundida no sábado, al Bagdadi advertiu Israel: “Estamos a nos aproximar de vocês dia após dia e o vosso castigo vai ser duro. Não irão nunca sentir tranquilidade na Palestina, ela não será a vossa “casa nem a vossa terra, mas sim o vosso túmulo”.

Para o líder saudita, esta ameaça contra Israel, a primeira proferida por Al Bagdadi, é “uma simples mentira”, porque o EI é “um grupo doente que prejudica o Islã e uma organização instruída pelos inimigos do Islã”.

O EI proclamou a existência de um califado em junho de 2014 nas zonas que controla na Síria e no Iraque, numa região onde intervieram vários países ocidentais e, mais recentemente, a Rússia, para impedir a sua expansão.

A Arábia Saudita, além de ter criado uma nova aliança de 34 estados, faz parte da coligação internacional antiterrorista encabeçada pelos Estados Unidos, que bombardeia as posições do EI há mais de um ano.

.