Bilionária vai escolher aleatoriamente 50 pessoas para doar 131 milhões

0

A bilionária Marlene Engelhorn, herdeira austríaca de 31 anos, decidiu envolver o público na distribuição de sua herança. A fortuna de Marlene está avaliada pela Forbes em 3,8 bilhões de dólares, ou 19 bilhões de reais.

Ela planeja doar 90% desse montante, começando com a distribuição de 131 milhões de reais. O projeto “Guter Rat” (Bom Conselho) é a forma que Marlene encontrou para combater a desigualdade na distribuição de riqueza, uma questão que ela parece levar a sério, considerando suas críticas à falta de impostos sobre heranças na Áustria.

Marlene deseja que 50 pessoas, selecionadas aleatoriamente de um grupo inicial de 10 mil candidatos que preencherão um questionário, a auxiliem nesse processo de distribuição. A intenção é que essas 50 pessoas representem uma amostragem diversa da população austríaca.

Ela expressa um ponto de vista crítico sobre a herança como instituição social, ressaltando que gera privilégios imerecidos e portanto, uma porta de entrada para oportunidades que muitos nunca terão.

Reconhece que sua riqueza é fruto do trabalho de outras pessoas, portanto, sua família apenas herdou os direitos dessa empresa bem-sucedida.

A iniciativa de Engelhorn é um exemplo de filantropia ativa e consciente, sendo assim, ela utiliza a sua posição privilegiada para questionar e tentar reformar o sistema que beneficia os já privilegiados.

A BASF – Desenvolve, fabrica e comercializa uma grande seleção de matérias primas para tintas e aplicativos de revestimento altamente exigentes, como arquitetônicos e automotivos.

Fonte O Globo

.