Nessa sexta-feira (14), o governador do Estado, Eduardo Riedel, compartilhou um vídeo em suas redes sociais, no qual fez um resumo de sua semana de estudos na Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Riedel afirmou que Mato Grosso do Sul está no caminho certo para um desenvolvimento sustentável.
Durante a semana, o governador participou do “Program for Public Leaders in Green Economy” (Programa Internacional para Líderes Públicos da Economia Verde), junto com uma comitiva. Na universidade norte-americana, foram realizadas discussões aprofundadas sobre economia verde, sociedade e democracia.
Eduardo Riedel ressaltou que Mato Grosso do Sul está no caminho certo para um país em desenvolvimento, considerando seu tamanho territorial e populacional. Ele afirmou que as políticas públicas adotadas pelo estado estão no caminho certo para proporcionar bons resultados e desenvolvimento econômico sustentável.
O governador destacou que as métricas do estado, como a política de Carbono Zero até 2030 e o modelo de industrialização e infraestrutura com foco no desenvolvimento da população, estão alinhadas com os estudos realizados durante a semana.
Um dos temas mais abordados durante os estudos foi a matriz energética, e Riedel mencionou que Mato Grosso do Sul está se posicionando de forma sustentável nesse aspecto, com mais de 96% da energia sendo gerada de forma renovável, além do crescimento da biomassa e do biogás. Ele expressou otimismo quanto ao potencial do estado em se tornar uma potência socioambiental, com desenvolvimento e sustentabilidade.
O governador encerrou afirmando que retorna cheio de ideias e disposição para construir um estado cada vez melhor. Durante sua estadia nos Estados Unidos, Riedel ficou hospedado no alojamento da Universidade de Stanford, onde os estudantes da graduação e pós-graduação residem.
A iniciativa foi promovida pela organização Comunitas, uma organização sem fins lucrativos criada pela antropóloga Ruth Cardoso. Durante o período, o vice-governador Barbosinha assumiu a administração de Mato Grosso do Sul.