Exportações de grãos via Porto Murtinho quadruplicam em um ano, aponta relatório da Semadesc

0

As exportações de grãos via Porto Murtinho, cidade localizada no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, apresentaram um crescimento significativo nos últimos 12 meses, de acordo com a carta de conjuntura das importações e exportações divulgada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) de Mato Grosso do Sul.

Entre os meses de janeiro a junho deste ano, o terminal fluvial de Porto Murtinho exportou cerca de 841 mil toneladas de grãos, um aumento de quase 400% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram exportadas 193,4 mil toneladas de grãos.

Além do volume, a receita em dólar também teve um expressivo crescimento. Enquanto as exportações via Porto Murtinho renderam US$ 123,2 milhões no ano passado, neste ano o valor alcançou US$ 445,35 milhões, representando um aumento de 261% no período.

O secretário Jaime Verruck destacou a relevância de Porto Murtinho nesse cenário de crescimento, ressaltando o apoio do Governo do Estado para o desenvolvimento das exportações e importações por meio da Hidrovia do Rio Paraguai.

O aumento nas exportações de grãos reflete o fortalecimento do setor agropecuário em Mato Grosso do Sul e o papel estratégico de Porto Murtinho como ponto de escoamento da produção via Rio Paraguai. A melhoria da infraestrutura e a eficiência logística têm contribuído para impulsionar o comércio exterior do estado, trazendo resultados positivos para a economia local e para o agronegócio sul-mato-grossense como um todo.

.