Seis erros que os pais cometem na hora de dar uma bronca

0

O processo de educar uma criança nem sempre é calmo. Muitas vezes, os mais pequenos cometem algumas “artes” que tiram os pais do sério.

Como explica a psicóloga e psicopedagoga clínica Ana Cássia Maturano:  “Há situações que assustam os pais, que acabam se exaltando por serem pegos de surpresa. Vira um sobressalto generalizado: a criança também se assusta e o momento fica muito desconfortável”.

A Revista Crescer destaca que é muito importante os pais terem em mente que o objetivo principal da bronca é chamar a atenção do seu filho para um comportamento que não pode se repetir. Os pais não devem priorizar o gritar e punir, nem devem agir com raiva com uma criança.

A melhor maneira de “dar uma bronca” é começar conversar com a criança de forma clara e direta explicando porque ela não pode fazer aquilo outra vez.

A publicação listou os seis erros que os pais cometem e devem evitar:

1. Gritos

A psicóloga explica que as crianças percebem pelo seu tom de voz se o que você está falando é sério ou não. Ou seja, a criança deve sentir firmeza no que você diz, sem que seja necessário gritar.

2. Ameaças

Quando os pais ameaçam só por ameaçar, para ter um controle do comportamento por meio do medo, não funciona. “A ameaça é desnecessária porque faz com que os pais percam o foco, que é a educação e a orientação daquela criança”, explica a psicóloga. Os pais devem formular um discurso para mostrar apenas a realidade, deixando claras as consequências das ações, como  “se você atravessar a rua sozinho, o carro pega” ou “se você acender o fósforo, ele queima”.

3. Discursos

As crianças não prestam atenção em discursos longos. Isto é, não é preciso dar mil explicações quando for dizer ao seu filho que ele não pode fazer algo. O melhor é ser direto, claro e demonstrar firmeza. “Se você se pendurar na TV, ela vai cair em cima de você e machucar”. Pronto. Não precisa falar que a TV é cara, que você trabalhou muito para comprar, que se quebrar ninguém vai poder assistir mais nada.

4. Abrir mão

A especialista esclarece que, embora seja  difícil resistir àquela carinha de dó e aos olhos brilhantes que se enchem se lágrimas na hora da bronca, os pais não devem ceder, nem amolecer. “Não precisa se preocupar se o filho vai ficar com raiva ou se vai deixar de amar você. A criança precisa da proteção e dos limites”, alerta a psicóloga. A consistência é importante. Não adianta usar uma voz firme e, em seguida, falar mole e pegar no colo.

5. Falar em comida

“Se você fizer isso, pode comer um doce” ou “se não fizer o dever de casa direito, não tem direito à sobremesa”. Esse tipo de chantagem é péssimo. Os pais devem considerar que comida não é moeda de troca.

6. Não cumprir o combinado

Um dos piores erros e, possivelmente, o mais cometido. Os pais devem honram tudo o que foi acordado – seja de um lado, seja de outro. Essa atividade está relacionada com a confiança.

.