TRE-MS determina recontagem de votos e posse de Paulo Duarte

0

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) acatou a solicitação do ex-prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), para recontagem dos votos da eleição de 2022 para a Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS). A decisão foi tomada por ordem do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

A recontagem se faz necessária devido à cassação do deputado Rafael Tavares, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB/MS), por fraude eleitoral relacionada à falta de cumprimento da cota de gênero nas eleições passadas. Com a cassação de Tavares, Paulo Duarte, como suplente, deve ocupar a vaga na ALEMS.

A determinação para recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, bem como a retotalização das vagas, foi feita pelo presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro. Um novo relatório de resultado eleitoral será emitido e disponibilizado no processo de apuração.

Paulo Duarte, que obteve 16.663 votos nas eleições de 2022, está pronto para assumir o cargo de deputado estadual pela quarta vez. O presidente da ALEMS, Gerson Claro, aguarda a notificação do TRE-MS para marcar a data da posse do novo parlamentar, o que possivelmente ocorrerá dentro de uma semana. A expectativa é de que o processo seja concluído rapidamente, garantindo a normalidade do funcionamento legislativo.

.