Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e outros estados

0

A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (16/4) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, focada em identificar financiadores, fomentadores e promotores dos eventos ocorridos em 8/1/2023, quando prédios como o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal em Brasília foram invadidos, resultando em atos de violência e danos significativos.

Foram emitidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão pelo Supremo Tribunal Federal, distribuídos em diversos estados: Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

Além dos mandados, foi decretada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos envolvidos. Estima-se que os danos ao patrimônio público possam alcançar R$ 40 milhões.

Os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição de bem protegido.

As investigações estão em andamento e a Operação Lesa Pátria segue ativa, com atualizações frequentes sobre mandados e prisões realizadas.

.