MS registra 2,1 casos de feminicídio a cada 100 mil mulheres, revela estudo

0

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nesta quinta-feira (7) dados alarmantes sobre feminicídio em Mato Grosso do Sul. Segundo o relatório, o estado apresenta uma taxa de 2,1 vítimas de feminicídio a cada grupo de 100 mil mulheres, posicionando-se como o quarto estado com mais casos de feminicídio no país. Em 2023, foram registrados 32 casos somente em MS.

Apesar de uma redução de 25% em relação ao ano anterior, quando o estado contabilizou 40 casos, o relatório aponta para uma situação preocupante. Desde a sanção da lei do feminicídio em 2015, pelo menos 10.655 mulheres foram vítimas desse crime no Brasil, com um aumento significativo de 1,6% em 2023 em comparação com o ano anterior.

A região Centro-Oeste apresenta a taxa mais elevada de feminicídios, com uma média de 2,0 mortes por 100 mil mulheres, 43% acima da média nacional. Mato Grosso lidera a estatística, seguido por Acre, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal. Na contramão, as regiões Sudeste, Nordeste e Sul registraram taxas abaixo da média nacional.

Em Campo Grande, o cenário também é preocupante, com 8 feminicídios registrados somente em 2023. Para oferecer suporte às vítimas, a Casa da Mulher Brasileira, localizada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), disponibiliza diversos serviços, incluindo atendimento psicossocial e abrigo para mulheres em situação de risco. A importância do enfrentamento à violência de gênero é destacada pelo relatório, que ressalta a necessidade de atenção por parte das autoridades.

.