Mato Grosso do Sul registra 5.754 casos de dengue em 2024, com 14 mortes confirmadas

0

Mato Grosso do Sul já contabilizou 14.270 casos suspeitos de dengue em 2024, dos quais 5.754 foram confirmados. O boletim da 15ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (17), informa que 14 mortes foram confirmadas devido à doença e outras 14 estão sob investigação.

No que se refere à distribuição geográfica da doença, Coronel Sapucaia apresenta a maior incidência, seguido por Juti, Laguna Carapã, Antônio João, Ponta Porã, Camapuã, Iguatemi, Mundo Novo, Figueirão, Amambai, Itaquiraí, Vicentina e Naviraí.

Os óbitos registrados ocorreram em Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Seis das vítimas tinham comorbidades.

Vacinação

De acordo com o boletim, foram administradas 36.408 doses do imunizante contra a dengue, das 73.344 recebidas do Ministério da Saúde. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior incidência de hospitalizações por dengue entre os 6 e 16 anos.

Chikungunya

Quanto à Chikungunya, Mato Grosso do Sul registrou 4.093 casos suspeitos, com 335 confirmados e nenhum óbito. No período da semana epidemiológica 14 à 15, Antônio João teve a maior incidência da doença, seguido por Jaraguari e Amambai.

Recomendações

É importante ressaltar a necessidade de evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, é fundamental procurar a unidade de saúde do seu município para avaliação e tratamento adequados.

.