Governo de Mato Grosso do Sul promove debate sobre desenvolvimento sustentável no Pantanal

0

O governador Eduardo Riedel liderou hoje um encontro que reuniu representantes do poder público, entidades rurais, pantaneiros e organizações não governamentais para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável para o bioma Pantanal. O evento aconteceu nesta segunda-feira (14), busca promover a busca por um equilíbrio entre a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico na região.

Durante o encontro, o governador destacou a importância da cooperação entre diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios que se apresentam. Riedel afirmou que o debate envolve não apenas o governo, mas também diversos atores envolvidos no Pantanal, e afirmou que o futuro do bioma será moldado por essa discussão no parlamento estadual.

Um dos primeiros passos concretos anunciados foi a suspensão de todas as licenças de depressão no bioma Pantanal, que será formalizada por meio de decreto a ser publicado pelo Governo do Estado na próxima quarta-feira (16). Além disso, está sendo proposta a criação de um grupo de trabalho em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que envolverá lojas dedicadas ao estudo e conhecimento do bioma.

O governador destacou a importância de encontrar um equilíbrio entre a preservação ambiental, a atividade econômica e as necessidades das pessoas que vivem na região. Ressaltou a necessidade de considerar as dinâmicas históricas, culturais e sociais, bem como as infraestruturas necessárias para garantir o bem-estar da população.

O debate sobre a preservação do bioma já estava em curso na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a realização de audiências públicas e coleta de contribuições de diversas partes interessadas. O presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro, enfatizou o comprometimento da Comissão do Meio Ambiente em conduziu essa discussão de maneira ampla e técnica.

.