Governadores Riedel e Dionísio discutem investimentos em infraestrutura e logística

0

Durante uma visita oficial ao Palácio dos Bandeirantes, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, formalizou um pedido ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a reativação da ferrovia Malha Oeste e a ampliação da hidrovia Tietê-Paraná. Acompanhado pelo vice-governador Barbosinha e pelo secretário de Desenvolvimento, Jaime Verruck, Riedel enfatizou a importância estratégica dessas medidas para impulsionar as cadeias de produção e fortalecer a economia dos dois estados.

A reunião entre os líderes também abordou temas como geração de emprego, renda e outros projetos fundamentais para o desenvolvimento regional. Riedel destacou a importância de governantes comprometidos com políticas públicas eficazes voltadas para o cidadão.

A Malha Oeste e a hidrovia Tietê-Paraná representam dois importantes eixos de transporte que podem dinamizar ainda mais a infraestrutura econômica de Mato Grosso do Sul. A divisa entre os dois estados é uma das maiores do país, e fortalecer esses modais de transporte pode beneficiar significativamente a logística de ambas as regiões.

Jaime Verruck explicou que o encontro também buscou alinhar as necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, especialmente em relação ao transporte de cargas de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos. Além disso, discutiram a possibilidade de investimentos no trecho sul-mato-grossense da ferrovia, bem como uma avaliação do trecho paulista.

Sobre a hidrovia Tietê-Paraná, foi debatido o avanço das obras no município paulista de Avanhadava, com previsão de conclusão para 2026. Essas obras possibilitarão a navegação na hidrovia também a partir de Mato Grosso do Sul.

Além das questões de infraestrutura, os governadores trataram sobre outros assuntos de interesse nacional e estadual, incluindo a possibilidade de convênios relacionados à reserva legal e a visita do governador Tarcísio de Freitas a Mato Grosso do Sul em breve.

A convergência de interesses em políticas de desenvolvimento e crescimento econômico demonstra o compromisso mútuo com a criação de oportunidades para toda a sociedade.

Fotos: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

.