Governador de MS reafirma posição contra invasões e defende regularização fundiária na Tecnofam

0

Enquanto participava da feira Tecnofam em Dourados, que destaca Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), foi enfático ao reiterar que invasões em propriedades rurais não serão toleradas no estado.

“Não podemos aceitar invasões; isso não é democrático”, afirmou Riedel.

O governador ressaltou que sua gestão tem mantido diálogo com o governo federal sobre reforma agrária, mencionando que as reivindicações de terras, potencialmente relacionadas ao movimento Abril Vermelho, estão sendo tratadas com seriedade.

Sobre as prioridades para a agricultura familiar, Riedel enfatizou a necessidade de regularização de títulos de lotes já distribuídos. “Primeiramente, é preciso regularizar títulos. Não se deve iniciar uma reforma agrária sem regularização fundiária”, destacou.

Ele também defendeu investimentos em infraestrutura para os pequenos produtores, incluindo acesso à água, estradas, educação e saúde nos futuros assentamentos. “Todo o desenvolvimento do agronegócio recente deve beneficiar a agricultura familiar”, completou.

Enquanto isso, em Campo Grande, cerca de 600 acampados marcharam em direção ao Incra, exigindo a retomada da reforma agrária. Paulo Roberto da Silva, superintendente do Incra-MS, estava presente na Tecnofam e recebeu os manifestantes.

Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o programa Terra da Gente, que visa destinar terras para a reforma agrária por meio de alternativas legais. A meta é incorporar 295 mil novas famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária até 2026, com detalhes específicos por estado ainda a serem divulgados.

.