Como prestar contas ao Leão e pagar menos declarando o Imposto de Renda em 2023

0

Durante a temporada de declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoas Físicas), é fundamental ter atenção, pois é um processo complexo. Contudo, o valor que realmente importa ao contribuinte é quanto ele deve ao Leão ou vai receber de restituição.

O Jornal Midiamax divulgou simulações do quanto quem declarar o Imposto de Renda deve ganhar na restituição. Mas se você é daqueles que deve imposto à Receita Federal, o especialista em Direito Tributário, Victor Gadelha, oferece algumas dicas que podem ajudar a diminuir o valor devido.

De acordo com o profissional, uma parcela significativa dos contribuintes acaba pagando mais imposto do que precisa, simplesmente por desconhecer a confusa lista de benefícios fiscais a que tem direito.

O prazo para declarar o Imposto de Renda segue até 31 de maio, assim como nos últimos três anos. No entanto, em 2023, em vez de prorrogar a data final, a Receita Federal ofereceu um prazo maior para a prestação de contas. Certamente, a primeira dica de Victor é não perder o prazo final. “Muitas pessoas deixam para enviar a declaração na última hora, e qualquer inconveniente, como uma instabilidade nos servidores da Receita Federal, a falta de um documento, etc., pode fazer com que ultrapassem a data-limite para a entrega da declaração”, explica.

O envio em atraso acarreta uma multa de no mínimo R$ 165, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.

.