Petrobras aprova nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina

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A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), uma nova política comercial que encerra a subordinação dos preços de diesel e gasolina ao preço de paridade de importação. A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

De acordo com a empresa, o custo alternativo do cliente levará em consideração as alternativas de suprimento oferecidas por fornecedores que oferecem os mesmos produtos ou produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras será baseado nas diversas alternativas de custo disponíveis para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto.

Segundo a nota divulgada pela Petrobras, as premissas da nova estratégia são preços competitivos por polo de venda, a busca por uma participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos ativos de refino e rentabilidade sustentável. Os reajustes dos preços continuarão sendo realizados sem uma periodicidade definida e evitarão repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros.

“A precificação competitiva também mantém um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que proporciona aos seus clientes maior previsibilidade através da contenção de picos súbitos de volatilidade”, destaca a nota.

As decisões sobre os preços continuarão sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

A nova estratégia busca trazer mais previsibilidade aos preços dos combustíveis, evitando grandes variações que impactam os consumidores. Além disso, a Petrobras busca alcançar uma posição competitiva no mercado, promovendo investimentos e assegurando a sustentabilidade financeira a longo prazo.

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