DOF apreende 20 toneladas de maconha em menos de uma semana em MS

0

Carretas carregadas com entorpecentes eram encontradas escondidas em meio a fertilizantes e grãos

Em uma sequência de ações de combate ao tráfico de drogas, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreendeu mais de 20 toneladas de maconha em menos de uma semana em Mato Grosso do Sul. A última grande apreensão ocorreu nesta terça-feira (5), quando 8 toneladas da droga foram encontradas escondidas em uma carreta carregada com fertilizantes em Itaquiraí.

Na terça-feira, durante patrulhamento na zona rural de Itaquiraí, a equipe do DOF localizou uma caminhonete abandonada e, após seguir pistas, encontraram uma carreta atolada carregada com 30 toneladas de fertilizantes. Escondidos entre os sacos, estavam os tabletes de maconha. A droga e o veículo foram avaliados em mais de R$ 16 milhões.

Essa apreensão se soma à outra realizada no último sábado (2), quando 12,3 toneladas de maconha foram interceptadas na MS-386, em Aral Moreira. Um homem de 44 anos foi preso em flagrante transportando a droga em um caminhão bitrem com destino a Marau (RS). O prejuízo estimado para o crime foi de R$ 30,775 milhões.

As operações do DOF fazem parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo é intensificar o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas nas fronteiras do estado.

Os resultados das operações do DOF são expressivos. Somente no primeiro semestre de 2024, a corporação já apreendeu 67 toneladas de entorpecentes. Em 2023, o total apreendido foi de 117,125 toneladas.

Denúncias

O DOF reforça a importância da participação da população no combate ao crime. A corporação mantém um canal aberto para receber denúncias anônimas através do telefone 0800 647-6300.

.