Número de mortes pela doença chega a 121 em 2024, com aumento expressivo de casos na última semana.
Mato Grosso do Sul registrou duas novas mortes por Covid-19, elevando o número de óbitos pela doença para 121 em 2024. As vítimas são dois idosos, um de Campo Grande e outro de Ponta Porã. As informações constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (22).
Em Campo Grande, a vítima era um homem de 70 anos com imunodeficiência. Ele faleceu na última quinta-feira (17), no mesmo dia em que foi diagnosticado com a doença. Já em Ponta Porã, a vítima era uma mulher de 88 anos com doenças cardiovascular e neurológica crônicas. Ela apresentou os sintomas no dia 17 e morreu na sexta-feira (18).
Aumento de casos:
O boletim da SES também aponta um aumento expressivo no número de casos de Covid-19 na última semana. Os casos confirmados saltaram de 263 para 515, sendo a maioria concentrada em Campo Grande, com 470 novas confirmações.
Desde o início do ano, Mato Grosso do Sul acumula 12.534 casos confirmados de Covid-19.
Alerta para a população:
O aumento no número de casos e mortes por Covid-19 serve como alerta para a população. É fundamental manter as medidas de prevenção, como a vacinação completa, o uso de máscaras em locais fechados e aglomerações, e a higienização frequente das mãos.
A SES reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos pela doença. Todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem se vacinar contra a Covid-19. Procure a unidade de saúde mais próxima e mantenha sua vacinação em dia.
Recomendações:
- Complete o esquema vacinal contra a Covid-19.
- Use máscara em locais fechados e com aglomeração.
- Lave as mãos com frequência ou utilize álcool em gel.
- Evite aglomerações.
- Em caso de sintomas gripais, procure atendimento médico.
A pandemia ainda não acabou. É importante manter os cuidados para proteger a si mesmo e aos outros.