Com previsão de conclusão no dia 19 de setembro passado, a obra de modernização, ampliação e recuperação do espaço esportivo da Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, tem, hoje, apenas 18% do cronograma concluído. A obra foi paralisada após quase dois meses do início dos trabalhos mas, segundo a Prefeitura, foi retomada em agosto, apesar de permanecer andando a passos de tartaruga.
E a prefeita Adriane Lopes (PP) comemora o fracasso da gestão do empreendimento pela Prefeitura de Campo Grande. Ela ganhou um pedido de resposta contra o deputado federal Beto Pereira, candidato do PSDB à Prefeitura da capital. Beto havia denunciado o abandono das obras, mas Adriane achou uma boa ideia usar o direito de resposta para comemorar o atraso da intervenção, que está deixando a população local ressabiada.
O que devia ter sido feito?
A obra, que não tem data para ser entregue à população, previa uma série de melhorias voltadas para o lazer e a convivência comunitária, sem prejudicar o meio ambiente. Entre as principais intervenções, estavam a construção de um palco em alvenaria, um mirante e uma passarela colorida com design em formato de peixe. Seriam criados passeios ao redor da lagoa, além de uma área de descanso com redes e mesas para jogos.
O projeto também inclui uma fonte interativa com 16 jatos d’água e um playground voltado para o público infantil. Três decks seriam construídos sobre as áreas de mata, permitindo a aproximação do espelho d’água sem causar danos à vegetação. Um dos decks seria destinado às competições aquáticas dos Jogos Radicais Urbanos.
Além disso, seriam pavimentados com piso intertravado cerca de 62 mil metros quadrados de trilhas, que dariam acesso a uma academia ao ar livre destinada à terceira idade, assim como a uma pista de caminhada com aproximadamente 1,36 mil metros de extensão.
O projeto previa ainda uma área de convivência equipada com playground, fontes interativas, palco para pequenas apresentações culturais e bancos rústicos feitos de eucalipto. O espaço contaria com 12 mesas para jogos, uma estação de ginástica, iluminação aprimorada, banheiros e uma sala de administração para a gestão do local.