O governador Eduardo Riedel e o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), desembargador Sérgio Fernandes Martins, inauguraram nesta quinta-feira (26) a Usina Fotovoltaica da Gameleira, em Campo Grande. A iniciativa, que contou com um investimento de R$ 30 milhões do Poder Judiciário, representa um marco na transição energética do estado.
A usina, com capacidade de gerar 400 mil kWh por mês, irá abastecer todas as edificações do TJMS com energia limpa e renovável, contribuindo para a meta do estado de se tornar carbono neutro até 2030. O projeto faz parte do Programa Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia Elétrica (MS Renovável), que oferece incentivos fiscais para a instalação de sistemas de geração de energia a partir de fontes renováveis.
“Essa parceria entre o governo e o Poder Judiciário demonstra o compromisso de ambos com um futuro mais sustentável”, afirmou Riedel. “A usina da Gameleira é um exemplo para outros setores e contribui para a diversificação da matriz energética do estado.”
O presidente do TJMS destacou os benefícios econômicos e ambientais do projeto. “Além de reduzir os custos com energia, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e deixando um legado para as futuras gerações”, afirmou Martins.