O prazo para inscrição nas 1.243 vagas oferecidas pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2024 encerra nesta quarta-feira (25). Ao todo, 38 cursos em todo o Estado participam da seletiva nacional coordenada pelo Ministério da Educação.
As inscrições podem ser realizadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com o preenchimento das vagas ocorrendo conforme a classificação dos candidatos, baseada nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) da edição de 2023.
É requisito que o candidato tenha participado do Enem 2023, não tenha zerado a prova de Redação e não tenha participado do Enem 2023 como treineiro. Treineiros são candidatos que não concluíram o Ensino Médio e fazem o exame para autoavaliação.
As instituições de Ensino Superior seguirão as diretrizes de distribuição de vagas com base nos percentuais atualizados do Censo 2022 do IBGE. A oferta de vagas reservadas seguirá a proporção estabelecida para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a Lei de Cotas atualizada, quilombolas.
O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de janeiro. Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada ao longo do ano pelas instituições para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Candidatos não selecionados na chamada regular podem manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso. Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, seguindo normativas específicas. As datas importantes incluem inscrição até 25 de janeiro, resultado em 30 de janeiro, matrícula dos selecionados de 1º a 7 de fevereiro, e manifestação de interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.