Nesta sexta-feira (12), o estado enfrenta uma condição de instabilidade atmosférica devido ao deslocamento de cavados e à atuação de uma área de baixa pressão, associados ao calor e à umidade elevados. A previsão do tempo alerta para um cenário instável, com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, podendo evoluir para chuvas intensas e tempestades com raios e rajadas de vento.
A coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), a meteorologista Valesca Fernandes, explica que essa instabilidade é resultado da conjunção desses fatores atmosféricos. A condição favorável à formação de chuvas e tempestades é mais evidente hoje, com previsão de acumulados superiores a 50 mm em 24 horas. A expectativa é de uma leve queda nas temperaturas máximas devido à presença de nuvens e ocorrência de chuvas.
Segundo a previsão, as temperaturas mínimas variarão entre 21°C e 23°C, enquanto as máximas podem atingir até 32°C nas regiões sul, centro, leste, Bolsão e norte. Na região sudoeste e pantaneira, as mínimas oscilarão entre 24°C e 26°C, podendo atingir máximas de até 34°C, com destaque para Porto Murtinho. Em Campo Grande, a temperatura mínima esperada é de 22°C, enquanto a máxima pode alcançar os 28°C.
Quanto aos ventos, a direção varia entre leste e norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Pontualmente, há possibilidade de rajadas acima de 70 km/h. A população deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações dos órgãos de meteorologia e defesa civil.