Temporal em Campo Grande, provoca chuva intensa, ventos fortes e mudança brusca de temperatura e causam alagamentos e danos na cidade

0

O temporal que assolou Campo Grande no início da tarde desta quinta-feira (4) provocou alagamentos, queda de árvores e uma brusca mudança no clima. Em menos de duas horas, a temperatura, que inicialmente estava em 32,9°C, despencou para 23°C, com sensação térmica de 17°C.

Segundo Natálio Abrão, da estação meteorológica da Uniderp, a chuva intensa, que durou cerca de uma hora, acumulou 65 mm na capital sul-mato-grossense. As rajadas de vento atingiram 84 km/h, com maior incidência na região norte da cidade, afetando bairros como Nova Lima, Danúbio Azul e Parque dos Poderes. O temporal resultou em alagamentos em várias ruas e quedas de árvores, causando transtornos.

Na região do Parque dos Poderes, uma via ficou completamente alagada, enquanto nas proximidades, uma árvore caiu bloqueando a Rua Oliva Enciso.

O fenômeno climático não se restringiu a Campo Grande, pois diversas cidades de Mato Grosso do Sul também registraram chuvas. O Estado está na rota de tempestades devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, conforme alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão indica acumulados de chuva em torno ou superiores a 200 mm durante a atuação da zona de convergência em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo.

.