O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma iminente onda de calor, prevista para começar por volta das 12h desta quinta-feira (14) e se estender até a noite de domingo (17) em Mato Grosso do Sul e outros 14 Estados brasileiros.
Esta onda de calor, atribuída às mudanças climáticas e ao fenômeno El Niño, traz consigo a previsão de temperaturas máximas que podem ultrapassar em até 5ºC a média esperada para o mês de dezembro, conforme apontado pelo instituto.
O aviso de onda de calor vem acompanhado de um alerta de perigo devido às altas temperaturas. Recomenda-se enfaticamente evitar exposição ao sol nos horários de maior intensidade e reforçar a hidratação, especialmente para idosos, crianças e pessoas com imunidade comprometida.
Além de Mato Grosso do Sul, os outros Estados que podem enfrentar o calor extremo são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Maranhão, Rondônia e Piauí, incluindo o Distrito Federal.