O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp informou, por meio de comunicado à imprensa, que deixará de funcionar em 35 aparelhos celulares a partir desta segunda-feira (31). As atualizações do aplicativo serão interrompidas nos sistemas Android 4.1 e iOS 12, que não recebem mais atualizações das fabricantes desde 2019.
De acordo com a empresa Meta, responsável pelo WhatsApp, alguns modelos de aparelhos de marcas como Apple, Samsung, Sony, LG e Huawei estão na lista de dispositivos afetados por estarem obsoletos. “Com o avanço da tecnologia, alguns aparelhos mais antigos param de receber as atualizações necessárias para que o aplicativo de mensagem possa funcionar normalmente. Desta forma, as atividades do WhatsApp acabam sendo interrompidas”, afirmou a empresa.
A interrupção do funcionamento do mensageiro afetará usuários que possuem os seguintes modelos:
- iPhone 5S
- iPhone 6 e 6 Plus (não inclui os modelos 6S e 6S Plus)
- Samsung Galaxy Ace 2
- Samsung Galaxy Core
- Samsung Galaxy S3 mini
- Samsung Galaxy Trend II
- Samsung Galaxy Trend Lite
- Samsung Galaxy X Cover 2
- Huawei Ascend D2
- Huawei Ascend G740
- Huawei Ascend Mate
- LG Enact
- LG Lucid 2
- LG Optimus F3
- LG Optimus F3Q
- LG Optimus F5
- LG Optimus F6
- LG Optimus F7
- LG Optimus L2 II
- LG Optimus L3 II
- LG Optimus L3 II Dual
- LG Optimus L4 II
- LG Optimus L5 II
- LG Optimus L5 Dual
- LG Optimus L7II
- LG Optimus L7 Dual
Para evitar a interrupção temporária do serviço, os usuários podem desativar as atualizações automáticas do aplicativo, permitindo que o WhatsApp permaneça ativo no dispositivo até que seja exigida uma atualização.
Os usuários que possuem esses modelos de celulares são aconselhados a considerar a atualização de seus aparelhos para modelos mais recentes, que suportem as atualizações do aplicativo, para continuar usando o WhatsApp normalmente.