Na última segunda-feira, o Vice-Prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis Pinto, que também é produtor rural na região do Pantanal sul-mato-grossense, visitou o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a convite, com o objetivo de ser o porta-voz dos criadores do Pantanal. Durante a reunião, Dirceu entregou alguns pedidos e sugestões ao Governador, que prontamente respondeu que iria avaliar.
Entre os dois temas abordados por Dirceu com o Governador, o primeiro trata da logística de infraestrutura de abastecimento e escoamento da produção da região do Paiaguás. A construção de duas estradas, uma saindo do porto São Pedro e a outra saindo do Porto Zé Viana, cortando o baixo e o médio Pantanal de oeste a leste, é uma antiga reivindicação dos produtores da região. Esta construção tornará a produção mais competitiva, com maior possibilidade de escoamento e maior velocidade, diminuindo assim os custos operacionais.
O segundo tema abordado por Dirceu com o Governador foi a mudança, alteração ou correção no DAP (Declaração Anual do Produtor). O DAP é a revalidação anual de inscrição de produtor agropecuário ou de indústria extrativa vegetal, mediante a apresentação pelo contribuinte. Dirceu pontuou que devido à forte seca e estiagem dos últimos cinco anos, a taxa de natalidade e o índice de sobrevivência caíram muito, gerando uma inconsistência entre o estoque declarado e o existente no pasto, o que gera uma grande disparidade na produção real. O Governador Eduardo Riedel prometeu verificar a possibilidade de fazer tais adequações para atender essa demanda do setor produtivo.
Na reunião, também foram discutidas as eleições municipais de 2024 e o processo de construção de candidaturas em Corumbá. Dirceu Miguéis Pinto, atual Vice-Prefeito de Corumbá, é filiado ao MDB, partido que faz parte da base aliada do Governo de Eduardo Riedel na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Dirceu vê com bons olhos a construção de um grupo junto com os vereadores para discutirem um projeto forte para administrar a cidade nos próximos anos. Ele destaca que os vereadores são jovens, inteligentes e de uma geração que sabe da importância da rapidez e agilidade nas respostas que o poder público precisa dar para a sociedade, transformando assim a soma da experiência com a inteligência e energia da juventude em uma equação de sucesso. Para Dirceu, a política se faz todos os dias, e não há problema em tirar algum horário do dia para falar em política, em projetos e construções futuras.
Pelos nomes ventilados até agora, certamente Corumbá passará por uma renovação no Executivo Municipal, o que é salutar, já que a mistura entre os mais experientes e os mais jovens cheios de gás é uma fórmula de sucesso. “Eu sou oriundo da Câmara Municipal, e tenho a certeza que esta casa sempre forneceu bons nomes para a política de nosso Município” finalizou.