A partir de janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 para crianças foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, conforme oficializado pela Nota Técnica nº 118/2023 do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta e convoca pessoas de todas as idades a comparecerem aos serviços de saúde para avaliar e atualizar o esquema vacinal.
Diariamente, a secretaria disponibiliza à população as demais vacinas do calendário vacinal. Os moradores de Ladário devem procurar uma unidade de saúde com sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
Para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar um documento oficial e o cartão de vacinação, comprobatório de outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. No caso da vacina contra a Influenza e outras do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.
Seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina Pfizer torna-se obrigatória para crianças de 6 meses a 4 anos. O esquema vacinal inclui três doses (D1, D2 e D3), sendo que o intervalo entre D1 e D2 deve ser de quatro semanas, e entre D2 e D3, de oito semanas.
A Secretária de Saúde, Josiane Braga, destaca que a partir de janeiro de 2024, todas as crianças acima de 6 meses devem receber as doses do imunizante. Ela ressalta a importância das vacinas na prevenção de casos graves e óbitos, reforçando a necessidade de imunização em todo o município de Ladário.