A previsão do tempo elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma terça-feira (1º) de maior instabilidade em Mato Grosso do Sul. O dia será marcado por aumento de nebulosidade e chances de chuvas com intensidade de fraca a moderada em diversas regiões do estado. Em alguns pontos, podem ocorrer pancadas mais intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 40 milímetros em um período de 24 horas, com maior probabilidade nas regiões centro-sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso do Sul. Essa condição climática é resultado do intenso transporte de calor e umidade, que se soma ao avanço de uma frente fria. A atuação de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica também contribui para a formação dessas instabilidades.
Com o avanço da alta pressão pós-frontal, as temperaturas tendem a apresentar queda, especialmente nas regiões sudoeste e pantaneira, onde os termômetros podem variar entre 17°C e 20°C. Nas regiões sul e sudeste, as temperaturas mínimas devem se situar entre 19°C e 22°C, com máximas alcançando de 26°C a 28°C.
Na região do sudoeste e no Pantanal, são esperadas temperaturas mínimas entre 17°C e 24°C, enquanto as máximas devem variar de 23°C a 29°C. Já no bolsão, leste e norte do estado, as mínimas ficarão entre 21°C e 24°C, com as máximas podendo atingir de 27°C a 33°C.
Na capital, Campo Grande, a previsão indica temperaturas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de 26°C a 28°C. Os ventos apresentarão variação entre os quadrantes norte, leste e sul, com velocidades estimadas entre 40 e 60 km/h. Em alguns momentos, as rajadas de vento podem ultrapassar os 60 km/h.