Nesta quinta-feira (20), o Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande (Sinte/PMCG) rejeitou a contraproposta apresentada pela Prefeitura Municipal da capital em relação ao plano de cargos e carreiras. O Sinte expressou sua posição contrária em um ofício, no qual apontou as razões para a negativa.
De acordo com o documento emitido pelo Sindicato, a decisão judicial que determinava um acordo entre as partes não foi cumprida pela Prefeitura, que havia prometido o pagamento do reajuste até o dia 15 de março. No entanto, o salário de março foi pago apenas no quinto dia útil de abril e a insalubridade ainda não foi paga, o que causou insatisfação entre os trabalhadores.
O Sinte declarou que a gestão municipal está desobedecendo às ordens do Poder Judiciário e destacou que a categoria, por unanimidade, só aceita a implantação do piso nacional como referência inicial para Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, mantendo as progressões conquistadas ao longo de décadas de lutas.
Além disso, o Sindicato contesta o não pagamento da gratificação por trabalho em horário noturno, um direito conquistado na Justiça em outubro de 2022. A categoria também pede a implantação imediata do aumento do auxílio-alimentação, com um acréscimo de R$ 100,00 para Enfermeiros e R$ 106,00 para Técnicos de Enfermagem.
Lu Barreto