A madrugada deste domingo (6) foi marcada pelo resgate de sete crianças em duas situações distintas de abandono no município de Santa Rita do Pardo, a 199 quilômetros de Campo Grande.
Em ambos os casos, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar registraram as ocorrências de abandono de incapaz, encaminhando-as à Delegacia de Polícia Civil local. Os flagrantes aconteceram em um curto intervalo de tempo, envolvendo crianças e adolescentes deixados sozinhos e trancados em suas residências.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 00h15, quando a equipe policial e os conselheiros tutelares constataram o abandono de cinco crianças trancadas em uma casa. As idades das crianças eram 12, 10, duas gêmeas de 6 anos e um bebê de apenas 1 ano e 3 meses.
O filho mais velho informou aos agentes que a mãe estaria em uma festa em um estabelecimento conhecido como “bar do Lemes”. Conforme o registro policial, após diligências, a Polícia Militar localizou a mulher.
Ela alegou ter se ausentado por aproximadamente uma hora, segundo informações do site Cenário MS. Diante da evidente situação de crime, a mulher foi conduzida ao hospital local para exame de corpo de delito e, posteriormente, apresentada na delegacia, onde foi autuada em flagrante por abandono de incapaz.
Pouco tempo depois, por volta das 2h40, uma nova ocorrência de abandono foi registrada na Rua Orlando de Castro. No local, as equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar encontraram duas crianças trancadas dentro de casa, uma de 12 anos e outra de 3 anos, sem a presença de qualquer responsável adulto.
Ao ser questionado sobre o paradeiro da mãe, o menino mais velho não soube informar. Uma tia das crianças compareceu ao local e assumiu a responsabilidade por elas. A mãe foi identificada, mas não foi localizada pelas buscas realizadas pela polícia.
Como a responsável pelas crianças não foi encontrada, o caso foi registrado na delegacia para as devidas providências e para a investigação do paradeiro da mãe.
Ambas as ocorrências foram documentadas pela Polícia Militar, com o apoio do Conselho Tutelar, e estão sob investigação da Polícia Civil de Santa Rita do Pardo.
O delegado responsável pelo caso, Dr. Anderson Farias, comentou as ocorrências, afirmando que estão sendo investigadas. “Foram colhidos depoimentos, identificado algumas testemunhas que serão ouvidas durante o inquérito e colhidas outros elementos de interesse para as investigações. Ao final, poderemos apurar se de fato houve ou não o abandono. Alguns pontos precisarão ser esclarecido”, declarou o delegado.