SES alerta para possível nova onda de Covid-19 em MS devido a festividades de fim de ano

0

Com a aproximação das festas de fim de ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul expressa preocupação em relação ao comportamento dos sul-mato-grossenses, apontando para o risco de uma nova onda de covid-19. O alerta surge após um significativo aumento nos casos registrados na última semana, passando de 442 para 822 confirmações, representando uma alta de 85,97%, segundo dados oficiais.

A gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias da SES, Lívia de Mello Almeida Maziero, destaca a preocupação com o impacto das festividades, como aglomerações, ceias e viagens, no aumento dos casos. Ela ressalta a importância de as pessoas continuarem seguindo as medidas de prevenção, enfatizando que o vírus ainda está em circulação.

Apesar do aumento de casos, a representante da secretaria menciona que isso não se refletiu ainda no número de óbitos, mas enfatiza a necessidade de manter o esquema vacinal completo e seguir as medidas preventivas para evitar casos graves da doença.

Na última semana, cinco sul-mato-grossenses perderam a vida devido à Covid-19, elevando o total de óbitos para 186 neste ano. A SES destaca que houve um aumento expressivo nos testes positivos realizados, com 822 casos registrados, indicando uma alta de 85,97% em relação à semana anterior. A capital, Campo Grande, liderou o ranking de novos casos, com 116 testes positivos.

O boletim também revela que todas as faixas etárias apresentam grupos com doses de vacina em atraso. A segunda dose de reforço para pessoas com 35 anos ou mais é a mais crítica, com 52,6% ainda não vacinados. A vacinação contra a Covid-19 continua disponível em diversas unidades de saúde em Campo Grande.

.