Nesta sexta-feira (28), o terceiro sargento que atuava como instrutor de um curso preparatório na PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) teve sua designação revogada após denúncias feitas por candidatos. A decisão foi tomada em meio a questionamentos sobre sua participação na comissão técnica responsável pela supervisão do Exame de Capacidade Física aplicada aos concorrentes que buscam ingressar no Curso de Formação de Oficiais e Curso de Formação de Soldados da PMMS.
A revogação foi assinada pelo subcomandante-geral, Neyde Nunes Barbosa Centurião, e aconteceu após os concursos dos concursos para oficiais e soldados da Polícia Militar apresentarem suas preocupações com a designação do terceiro sargento para a comissão técnica. Isso porque o sargento também exerce o papel de instrutor em um curso de preparação física para concursos policiais e das forças armadas.
Os candidatos temiam que sua presença na comissão pudesse gerar interferência ou benefícios indevidos para aqueles que estavam participando do curso preparatório que ele ministrava. Segundo os relatos, pelo menos 70 concorrentes do concurso frequentavam o curso em que o sargento era o instrutor, o que preocupava quanto à imparcialidade do Exame de Capacidade Física.
De acordo com o último edital do concurso, esta etapa do Exame de Capacidade Física está marcada para os próximos sábados, dias 29 de julho e 5 de agosto. As denúncias nas redes sociais do curso preparatório mostravam fotos e menções ao perfil do policial militar, aumentando a apreensão dos candidatos quanto a possíveis privilégios que poderiam ser concedidos aos participantes do curso em relação aos demais concorrentes.