Com a energia contagiante do pagode, axé, samba-enredo e a clássica marchinha do Frei Mariano, o bloco “Sandálias de Frei Mariano” celebrou 19 anos de folia, marcando o início oficial do Carnaval de Corumbá. A leve chuva não intimidou os foliões, que cruzaram a passarela do samba na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro.
A novidade deste ano foi a concentração no histórico Jardim da Independência, unindo tradição e patrimônio. “O ‘Sandálias’ aqui no Jardim tem tudo a ver. Um bloco tradicional da cidade em homenagem a uma personalidade com importância histórica para Corumbá. E o Jardim da Independência é uma praça histórica, com importância na questão do patrimônio. Então, dialoga com a proposta do bloco”, explicou Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação da Cultura.
A vice-prefeita Bia Cavassa e o prefeito Dr. Gabriel também se juntaram à festa, destacando a união de tradições e a energia contagiante do Carnaval de Corumbá. “Estamos unindo o ‘Sandálias’ com outra tradição do nosso carnaval, que é o Concurso de Marchinhas e está dando muito certo. O carnaval de Corumbá já está na rua e a expectativa é brincar muito, cantar, pular e sentir a energia do nosso povo, que faz do nosso carnaval o melhor do Centro-Oeste”, afirmou a vice-prefeita. O prefeito compartilhou da mesma empolgação: “Temos a certeza que será uma grande festa e com muita alegria. Tivemos no Concurso de Marchinhas, uma bela diversão, com ambiente bem familiar e vimos isso no próprio Sandálias de Frei Mariano. O carnaval está só começando, muita alegria, e energia boa”.
Criado em 2006, o bloco “Sandálias de Frei Mariano” homenageia a lenda do Frei Mariano, uma figura icônica do Pantanal sul-mato-grossense. O bloco, que começou com servidores públicos, hoje reúne toda a população em uma celebração vibrante da cultura local.