Longe dos gramados, onde já encantou o mundo e foi eleito melhor do planeta pela Fifa em duas oportunidades (2005 e 2006), Ronaldinho Gaúcho está acompanhando o futebol de longe antes de retomar sua carreira, o planeja fazer em 2016. Assim, a grande fase vivida por Neymar não escapou a seus olhos, e o craque veterano rasgou elogios ao compatriota, que agora brilha no Barcelona e na Seleção Brasileira, como ele já fez.
“Neymar é um fenômeno, pode chegar a ser o melhor do mundo. É ótimo ver mais um brasileiro fazendo história”, disse o meia ao canal do Barcelona, em entrevista realizada na cidade estadunidense de Miami, uma das paradas de suas férias entre a rescisão de contrato com o Fluminense, no fim de setembro, e seu retorno aos gramados, programado para o ano que vem.
Além do atual camisa 11, Ronaldinho falou de outras estrelas da equipe catalã, pela qual se sagrou campeão da Liga dos Campeões e duas vezes do Campeonato Espanhol nas cinco temporadas (2003/04 a 2007/08) que passou no Camp Nou.
Ao abordar Lionel Messi, além de rasgar elogios ao ex-companheiro, o brasileiro relembrou o primeiro gol do argentino como profissional do Barça, que contou com assistência do Gaúcho, então camisa 10 da equipe e agora orgulhoso da trajetória que La Pulga construiu desde aquele duelo contra o Albacete, no dia 1º de maio de 2005.
“Já esperava que seria assim, porque ele sempre mostrou muita qualidade. É bonito ver o quanto ele melhora a cada ano que passa e fica cada vez mais experiente. Minha melhor lembrança é de seu primeiro gol. Jogamos lado a lado, eu dei o passe e ele marcou. Foi um momento especial porque ele começou sua carreira profissional ali, e tive a possibilidade de participar do início de sua história”, recordou.
Não foram só os sul-americanos do time catalão que ganharam elogios de Ronaldinho. O brasileiro também exaltou Iniesta, meio-campista que lhe “dá gosto ver fazer história”, e o treinador Luis Enrique, com quem ele chegou a jogar junto com a camisa blaugrana e que, em sua visão, será no futuro um dos “melhores treinadores do mundo”.