Procon-MS alerta para golpes online utilizando o nome da instituição

0

O Procon de Mato Grosso do Sul (vinculado à Sead – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) emitiu um alerta urgente para consumidores e fornecedores sobre golpes que estão utilizando indevidamente o nome da instituição. As tentativas de fraude ocorrem principalmente através de e-mails e aplicativos de mensagens.

Nas mensagens fraudulentas, os golpistas geralmente informam sobre a abertura de uma suposta denúncia ou reclamação, acompanhada de um link para que o destinatário “verifique os autos”. Ao clicar no link, o usuário pode ser exposto a conteúdos maliciosos capazes de causar diversos danos, como roubo de dados pessoais e bancários. O Procon-MS orienta que essas mensagens sejam imediatamente denunciadas e apagadas.

O secretário-executivo do Procon de Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, esclarece que todas as comunicações oficiais da instituição são enviadas exclusivamente através do domínio de e-mail “@procon.ms.gov.br” ou pelo telefone fixo (67) 3316-9800, no caso de mensagens via aplicativos.

“Em caso de dúvida, consumidores e fornecedores podem entrar em contato com o nosso atendimento através do Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800”, reforça Motti. “Também é possível denunciar a tentativa de golpe enviando uma cópia do e-mail ou da mensagem para [endereço de e-mail removido].”

Adicionalmente, o Procon-MS reforça a importância de não clicar em links desconhecidos recebidos por e-mail ou mensagens. Golpistas frequentemente utilizam essa tática para enganar as pessoas, induzindo-as a acessar dados falsos sobre denúncias ou reclamações ao baixar arquivos maliciosos ou acessar páginas da web fraudulentas.

.