A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento preocupante no número de acidentes nas rodovias federais que passam por Mato Grosso do Sul, durante o período da última quarta-feira (7) até a manhã desta segunda-feira (12). De acordo com o balanço divulgado, ocorreram 36 acidentes, dos quais 8 foram classificados como graves. Infelizmente, sete pessoas perderam a vida e outras 42 ficaram feridas nesses incidentes.
Comparando esses dados com o ano anterior, pode-se observar um aumento considerável no total de acidentes ocorridos no mesmo período. Na operação Corpus Christi de 2022, foram registrados 14 acidentes, sendo 5 sepulturas. Quanto às vítimas, 15 ficaram feridas e uma pessoa faleceu. No entanto, neste ano, os números são mais alarmantes, com sete mortes e 42 feridos.
Além disso, o relatório da PRF revelou algumas infrações graves cometidas pelos motoristas. Durante a operação deste ano, 133 pessoas foram flagradas sem cinto de segurança, enquanto no ano passado foram registradas 161 ocorrências dessa natureza. Outra preocupação é o transporte de crianças sem o dispositivo de segurança adequado. Neste ano, foram flagrados 31 casos, um a mais do que no ano anterior.
As ultrapassagens também se destacaram, com 508 flagrantes neste ano contra 382 em 2022. É importante ressaltar que essa é uma infração perigosa e que pode levar a acidentes graves.
Quanto ao consumo de álcool, os números também são alarmantes. Neste ano, a PRF realizou o teste do bafômetro em 3.422 condutores. Dentre eles, 102 foram multados por dirigirem sob efeito de álcool e três indivíduos foram presos em flagrante por essa infração. No ano anterior, foram realizados 1.859 testes, efetuados em 159 autuações e quatro prisões.