Os primeiros dias de abril devem refletir as características típicas do clima no Estado nesta época do ano, trazendo calor e umidade. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a semana se inicia com indicativos de tempo instável, com previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada.
É possível que ocorram chuvas mais intensas e tempestades isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essas instabilidades atmosféricas são atribuídas à passagem de cavados, correntes de vento no céu que contribuem para a formação de nuvens de tempestade, além da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, que favorece a formação de nebulosidade e precipitações.
As temperaturas esperadas variam entre 20°C e 31°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste do Estado. Já para as regiões Sudoeste e Pantaneira, os termômetros devem oscilar entre 24°C e 33°C. No Norte e no Bolsão, as mínimas devem situar-se entre 22°C e 24°C, com máxima atingindo até 30°C.
Na Capital, a previsão é de temperaturas entre 22°C e 30°C. Em grande parte do Estado, os ventos sopram predominantemente do quadrante Norte, variando de 40 a 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 60 km/h.
Entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4), várias cidades de Mato Grosso do Sul devem experimentar tempo com sol e variação de nebulosidade, devido ao avanço da alta pressão atmosférica. Esse sistema meteorológico favorece tanto o tempo firme, com elevação gradual das temperaturas, quanto a possibilidade de pancadas de chuva.
A combinação de calor e umidade pode resultar em tempestades isoladas, principalmente nas regiões Centro-Norte. As temperaturas previstas variam entre 21°C e 34°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste, enquanto nas regiões Sudoeste e Pantaneira espera-se mínimas de 24°C e máximas de 34°C.
Para as regiões Norte e Bolsão, os termômetros devem oscilar entre 22°C e 34°C. Em Campo Grande, são esperadas temperaturas entre 22°C e 33°C, com ventos soprando predominantemente dos quadrantes Norte e Leste, entre 30 e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas de vento mais intensas em alguns momentos.
Foto: Bruno Rezende