Para esta quinta-feira (18), a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) é de tempo estável em todo o estado de Mato Grosso do Sul. O dia será marcado por sol e variação de nebulosidade devido à atuação de um sistema de alta pressão, que é caracterizado pela massa de ar mais fria e favorece o tempo seco na região.
Nas diferentes cidades do estado, as temperaturas apresentarão variações. Em Corumbá, os termômetros registrarão mínima de 19°C e máxima de 30°C, enquanto em Porto Murtinho a mínima será de 19°C e a máxima chegará a 32°C. Em Coxim, na região Norte, a temperatura mínima será de 15°C e a máxima atingirá 33°C. Já em Três Lagoas, no Bolsão, os termômetros marcarão mínima de 11ºC e máxima de 29°C. Em Anaurilândia, na região Leste, a mínima será de 12°C e a máxima de 27°C.
Na capital, Campo Grande, a previsão é de mínima de 14ºC e máxima de 29ºC, enquanto em Dourados a temperatura mínima será de 12ºC e a máxima de 28ºC. No Conesul, a cidade de Iguatemi terá mínima de 12ºC e máxima de 26ºC, e em Ponta Porã, localizada na região Sul-fronteira, os termômetros marcarão mínima de 14°C e máxima de 27°C.
A massa de ar seco que atua em Campo Grande tem causado sensação de deserto na cidade, com a umidade do ar podendo atingir mínima de 12% nesta quinta-feira. Segundo o meteorologista Natálio Abrãao, não há previsão de chuva até o fim do mês. Além da capital, outros municípios do estado também estão registrando baixa umidade do ar.
Três Lagoas apresenta umidade do ar de 29%, Dourados 43%, Ponta Porã 38%, Corumbá 37%, Miranda 35%, São Gabriel do Oeste 30%, Coxim 25%, Costa Rica 26%, Chapadão do Sul 22%, e Ribas do Rio Pardo 28%.
“As regiões leste e norte do estado estão sob forte influência da massa de ar seca. É importante tomar medidas de atenção em obras e serviços expostos ao sol, uma vez que não há previsão de chuva até o final do mês. As temperaturas vão subir a partir deste final de semana. Alertamos para a estiagem, que está ganhando força”, ressalta o meteorologista.

É fundamental que a população esteja atenta aos cuidados com a saúde, como a hidratação adequada, principalmente em crianças e idosos, além de evitar a exposição prolongada ao sol e adotar medidas de prevenção de incêndios, devido à baixa umidade e ao tempo seco.