O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), afirmou que a Casa está preparada para aprovar e viabilizar as mudanças propostas em projetos do Poder Executivo e do Poder Judiciário. A declaração foi feita após uma reunião com representantes de diversas instituições para discutir melhorias no sistema de segurança e justiça, especialmente no combate à violência doméstica.
Gerson Claro ressaltou que, embora uma única reunião não seja suficiente para resolver problemas complexos relacionados a questões culturais, educacionais e de segurança, o encontro resultou na definição de prioridades, como a criação de novos protocolos e a implementação de melhorias. “Saímos com a necessidade de criação de protocolos e melhorias para daqui para frente”, afirmou.
O deputado destacou que as políticas públicas e as forças policiais de Mato Grosso do Sul estão entre as melhores do país, mas reconheceu a necessidade de entender por que a sociedade ainda convive com altos índices de violência. Ele citou dados alarmantes: em 2024, foram registrados 20 mil boletins de ocorrência, sendo 5 mil relacionados a medidas protetivas. Já em 2025, apenas nos primeiros meses, foram registrados 1.300 boletins de violência doméstica.
Entre as medidas anunciadas, está a criação do Batalhão Maria da Penha e a mudança no protocolo de atendimento às vítimas. “Não será mais a vítima quem decide se será acompanhada ou não. A polícia vai te levar em casa”, explicou Gerson, enfatizando a importância de ações mais ágeis e eficientes.
O presidente da ALEMS também reforçou o compromisso de ouvir a sociedade e trabalhar em conjunto com os deputados e instituições para construir um plano de trabalho responsável. “O foco no nosso trabalho é ouvir a sociedade, estabelecer um plano de trabalho com responsabilidade, com a construção de todos os deputados e o esforço de todas as instituições, para que possamos melhorar a cada dia”, concluiu.