Uma nova frente fria está prevista para chegar ao Mato Grosso do Sul, o que resultará em uma queda nas temperaturas. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), espera-se que as temperaturas durante o feriadão de Santo Antônio fiquem entre 2°C e 6°C, marcando o recorde de menor temperatura do ano.
Entre quinta-feira (8) e sábado (10), as temperaturas devem permanecer estáveis, com dias ensolarados e alguma variação de nebulosidade devido à presença de um sistema de alta pressão atmosférica. Esse sistema de alta pressão cria uma massa de ar que favorece o tempo seco. Durante esses dias, a diferença entre a temperatura máxima e mínima, conhecida como amplitude térmica, será acentuada.
Isso significa que as temperaturas serão mais amenas durante a madrugada e pela manhã, com um aumento gradual ao longo do dia. A formação de nevoeiro e/ou neblina ao amanhecer será favorecida, principalmente na região sul do estado. As temperaturas máximas podem ultrapassar os 30°C, e os índices de umidade relativa do ar permaneceram mais baixos, entre 20% e 40%, principalmente nas regiões norte e pantaneira.
As temperaturas mínimas previstas serão entre 13°C e 16°C, enquanto as máximas podem atingir valores de 31°C nas regiões sul e leste. Para a região norte, são esperadas mínimas entre 14°C e 18°C, e em Campo Grande as temperaturas mínimas devem variar entre 16°C e 30°C.
A partir de domingo (11), a meteorologia indica uma mudança no tempo devido à aproximação da frente fria. Essa frente fria se combina com um intenso fluxo de calor e umidade, o que favorece o aumento da nebulosidade e a formação de nuvens de chuva. Segundo o Cemtec, há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a localmente forte, com raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões sudoeste, sul e pantaneira.