A Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública) está com a unidade móvel de videomonirotamente, na Praça Ary Coelho até às 17 horas desta terça-feira (17) para expor seus equipamentos e mostrar como funciona este projeto. A atividade começou ontem (16.11) e tem chamado a atenção da população.
”Nós vamos expor os equipamentos até às 17 horas para a população e explicar como é o nosso trabalho e como funciona o videomonitoramento em Campo Grande”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Luidson Noleto. Segundo Noleto, esse equipamento de videomonitoramento instalado em um micro-ônibus que irá atender o programa “Crack é possível vencer” tem o objetivo de combater a criminalidade decorrente do uso de drogas.
Ainda durante todo o dia, os guardas municipais irão explicar como funciona o videomonitoramento e as armas não letais utilizadas por eles. “A unidade móvel ficará na região do Anhanduizinho para combater a criminalidade voltada ao tráfico de drogas, principalmente nas imediações de escolas”, detalha Noleto.
Ele explica que o micro-ônibus conta com câmeras que vão contribuir para atender as ações da política nacional de enfrentamento ao crack e outras drogas como, por exemplo, a visualização de atividades de venda e consumo de drogas. No interior, o veículo é equipado com computadores de alta tecnologia com 20 Terabyte e as câmeras de longo alcance. Com uma estrutura que funciona como um escritório equipado, o micro-ônibus vai possibilitar aos guardas municipais o desenvolvimento de ações de enfrentamento e combate às drogas de forma rápida e eficaz.
O secretário Noleto explica que a região do Anhanduizinho foi escolhida em razão do alto índice demográfico da região e, com dados estatísticos do Sigo, foi contatado que a região tem muitos crimes ligados ao trafico de drogas. “O videomonitoramento é uma ferramenta que propicia uma integração nos trabalhos da força de segurança, pois a guarda municipal verifica, aciona a Policia Civil e na seqüência podemos trabalhar junto com as secretarias de Saúde, de Assistência Social e a Fundação de Esporte para tirar o jovem da criminalidade”, explica o secretário.
Sobre o Programa
Lançado em dezembro de 2011, o programa Crack é Possível Vencer é um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar de forma intersetorial os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.
As ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção. O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços. Já o eixo prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.
ASSECOM Prefeitura de CG