Desde janeiro de 2024, a Operação Guardião tem garantido mais segurança a consumidores, comerciantes, trabalhadores e moradores da região central de Campo Grande. Com um plano de policiamento anual, dividido em quatro fases, a iniciativa já apresenta resultados significativos, com a redução dos índices de criminalidade, fruto de uma estratégia preventiva e emergencial.
A operação, comandada pelo 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar), tem como base o patrulhamento ostensivo e o uso de inteligência policial para identificar áreas críticas. A análise semanal de registros de ocorrências e chamadas de emergência, através do número 190, orienta o reforço policial em áreas específicas. “Conforme ocorrem os registros, intensificamos o policiamento nos pontos mapeados”, explica a tenente-coronel Kátia Santos Souza, responsável pelo batalhão.
Os resultados são visíveis, com quedas significativas nos principais crimes da região central de Campo Grande, de acordo com dados do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo). Comparando agosto de 2024 com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 36% nos principais delitos. Entre os destaques estão:
- Furto qualificado em comércios: redução de 64,51%
- Furto simples em comércios: redução de 60%
- Roubo em via pública: redução de 56,52%
- Furto simples em residências: redução de 54,16%
- Furto de veículos: redução de 40%
- Furto qualificado em residências: redução de 27,27%
A Operação Guardião, ao longo de suas fases, aumentou o número de viaturas e garantiu policiamento ostensivo 24 horas por dia. Na segunda fase, ocorrida entre abril e junho, o policiamento dobrou, garantindo que tanto o patrulhamento preventivo quanto o atendimento de emergências fossem feitos sem deixar áreas descobertas.
Com a redução da criminalidade, comerciantes da área central já sentem os impactos positivos. A Ótica Itamaraty, localizada na rua Barão do Rio Branco, que opera desde 1976, vivenciou o efeito direto da Operação Guardião. Segundo o proprietário, a sensação de segurança aumentou, e os índices de furtos e roubos caíram, trazendo alívio para comerciantes e frequentadores.
A operação continua em andamento, e novas fases deverão consolidar ainda mais a redução da criminalidade na área central, garantindo a segurança de todos que circulam pelo coração da capital sul-mato-grossense.
Foto: Bruno Rezende