Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/6) uma nova fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de capturar foragidos relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A ação, que mobiliza agentes em 18 estados e no Distrito Federal, visa cumprir mandados de prisão preventiva expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um esforço coordenado, policiais federais estão realizando diligências para prender indivíduos investigados e condenados por participação nos eventos que abalaram o país no início do ano passado. Até agora, 45 pessoas foram detidas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal.
A Operação Lesa Pátria, em suas 27 fases anteriores, já realizou centenas de prisões, incluindo vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes. Mais de 200 réus têm deliberadamente descumprido medidas cautelares judiciais ou fugido para outros países na tentativa de escapar da justiça.
As investigações em curso apuram crimes graves, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição de bens especialmente protegidos. A Polícia Federal continua empenhada em localizar e capturar os outros 163 condenados ou investigados considerados foragidos.
A Operação Lesa Pátria permanece ativa e a Polícia Federal se compromete a fornecer atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas, reforçando o compromisso com a aplicação da lei e a manutenção da ordem democrática no Brasil.